“CONTROLLER” O PROFISSIONAL QUE VALE OURO

Área de controladoria tem poucos profissionais com especialização, provocando aumento de salários médios no mercado.

Bom mercado, salários que passam dos R$ 20 mil mensais e grandes possibilidades de crescimento. 

A carreira de controller - profissional de contabilidade especializado em controladoria para empresas privadas e públicas está com demanda cada vez maior. A situação conta ainda com o agravante de poucos profissionais da área de contabilidade terem especialização nesse segmento, provocando um deficit de mão de obra ainda mais expressivo.

Porém, as estruturas das empresas de uma maneira geral também não estão acostumadas com esta função, mesmo as empresas multinacionais americanas aqui no Brasil, têm o “controller”como aquele que vai fazer a conversão do balanço em moeda estrangeira, ou como aquele que vai fazer o comparativo do orçamento anual do previsto com o realizado, com alguns comentários.

O perfil real do “controller” nunca mudou, as empresas é que não deixam que eles atuem como gostariam e como estão preparados para tal; além do conhecimento contábil, eles têm a visão econômica, financeira, estratégica e as vezes até operacional da empresa; são eles que deveriam junto com os estrategistas da empresa planejar e coordenar as estratégias a serem traçadas, pois eles sabem através dos resultados realizados qual será a tendência dos resultados futuros. Eles têm também a lucratividade de cada produto e a margem de contribuição dos mesmos, conhecem bem quais são as despesas fixas, o que lhes permite calcular o ponto de equilíbrio da empresa (Break-Even-Point), sabendo quanto ela precisa faturar para pagar os seus gastos fixos.

O “controller conhece melhor a empresa do que qualquer gerente ou diretor”, podendo ajudar muito a alcançar o sucesso. 

Na área de compras ele tem o controle e a visão dos estoques e o que poderá ocorrer se continuar a comprar abaixo ou acima do limite. Na área produtiva e conhece a capacidade de produção e a ociosidade, podendo sugerir mudanças para não se desperdiçar dinheiro e tempo. Na área comercial ele sabe quais os produtos que estão sendo vendidos com preço abaixo ou acima do mínimo desejável, como também quais as quantidades necessárias para atingir os objetivos da empresa.

Na área de recursos humanos ele sabe se os salários e os benéficos estão adequados com os objetivos traçados. Na área tributária direta ele está atualizado com o regime de apuração e calculo do imposto de renda, da contribuição sócial sobre o lucro, como também do pis e cofins sobre o faturamento. Na área tributária indireta ele conhece todos os impostos incidentes, tais como o ICMS, IPI, ISS e outros. Na área de planejamento estratégico com todos esses números e dados da empresa ele os transforma em informações para tomada de decisões e sugere alternativas para alavancar, ou até mesmo para diversificar seus produtos ou negócios.

Desta maneira não podemos mais enxergar a função do “controller” simplesmente como o gerente da controladoria, mas sim como o profissional mais completo em termos de gestão empresarial, um estrategista.

Por isso empresários, presidentes e diretores, avaliem melhor e revejam seus conceitos, essa função é mais importante do que vocês imaginam.

O USO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR NA CONTABILIDADE DECISORIAL


O estudo da técnica de programação linear no cotidiano dos profissionais de Contabilidade para fins decisoriais vem crescendo muito durante os ultimos anos. Hoje os contadores não podem mais só saber calcular guias e folha de pagamento, eles teem que ir alem.
Uma  das  mais  nobres  funções  do  profissional  de  Contabilidade  é o suprimento de informações de controle para suporte a decisões econômicas. Alinhado a programação, os contadores podem se valer dessa técnica para a produção de informações relevantes e dinâmicas e como devem interpretar essas informações.
Ressaltam a facilidade  de uso  e a aplicabilidade da programação linear  em qualquer  tipo  de empresa ou  instituição, especialmente após o surgimento das planilhas eletrônicas.
Muitas das vezes um diretor não tem conhecimento técnico de informações financeiras e contábeis para poder fazer girar o seu negócio, e muitas das vezes o contador o responsável por passar essas informações não sabe como fazer. Passa do jeito dele. Geralmente a Diretoria já conhece bem o seu negócio e isso é indiscutivel, porem se alinhar-mos a experiência com a técnica, não teremos problema.
O  cenário  exige  novas  competências. Não basta uma resposta correta para uma questão  complicada. Em geral, um problema  exige  várias soluções, todas fornecidas com informações ágeis e consistentes. Definitivamente não há mais lugar para a improvisação e para decisões intuitivas.
Tornou-se imprescindível para os contadores a utilização de métodos quantitativos na prestação de soluções para os problemas do dia-a-dia das empresas e instituições.  Uma  das  ferramentas com maior potencial de uso é a programação linear com o uso planilhas excel ou softwares de fácil manipulação para que a informação possa ser de fácil compreensão.
Hoje eu vou traser pra vocês um modelo que me ajuda bastante nessa tarefa.
Essa ferramenta foi desenvolvida para um ambiente hospitalar, mais se adaptada poderá ser utilizada em outros ramos de atividade.
Nessa ferramenta só iremos tratar a DRE – Demonstração de Resultado de Exercício, que já é de grande valia. Lógico, alinhado a essa ferramenta é indispensável um bom fluxo de caixa. Mais vamos lá!!!
Geralmente o responsável por alimentar e guardar as informações contidas nessa ferramenta deverá ser uma pessoa de total confiança, alinhado ao conhecimento técnico, pois fofocas mal dadas podem quebrar uma empresa.
Observe o quadro abaixo desenvolvido em excel.
A pessoa que tiver acesso as informações, no caso um diretor,  ele não vai precisar se preocupar com nada. Mensalmente a planilha será enviada a ele por email, observe que nesse painel já vai constar tudo que ele precisa e de fácil compreensão. Bastando um click.

Não irá precisar entender calculos complicados que nós devemos saber lógico, mais que a princípio são apenas complicações.
No Demonstrativo Geral o Diretor terá uma visão consolidada da sua empresa. Desde a soma de todas as suas receitas por unidade, até chagar nas despesas financeiras e por fim o resultado, que é o que interessa.

  
Ao Lado ele encontra o Endividamento, quais são suas principais obrigações, acompanhando se esta aumentando ou caindo, e toma decisão.

Encontra também o seu Ponto de Equilíbrio Projetado, uma ótima ferramenta, onde ele pode tomar decisões rápidas sem complicações, por exemplo a decisão de aumentar a Receita ou baixar os custos com base em um resultado pretendido. Não Satisfeito o Diretor pode querer saber qual unidade esta caindo de rentabilidade. Exemplo a Unidade B, lá vai mostrar o resultado que essa unidade gerou para pode ajudar pagar as despesas financeira.

Muitos Diretores adorão gráficos. Pois não precisa de muita análise, olhou tá caindo corta a cabeça do fulano, simples assim… rsrsr. Brincadeira. Esse gráfico ele é interativo, feito em VBA. Na verdade a planilha é toda feita em VBA, uma técnica de programação. A ferramenta vira um controle remoto na mão do diretor, só vai precisar entrar onde desejar analisar e depois voltar.

Com poucos clicks sem ficar foliando ou se perdendo em um montanheiro de gráficos, cria-se gráficos focados, sem muito bla bla bla. RECEITA, CUSTO, MARGEM E META ATINGIDA. Pronto só isso. O resto é com gestores que deverão trazer resultados.
Pra isso o contador tem que entender um pouco de programação. Veja o que falei no começo: “O  cenário  exige  novas  competências. “ Pra quem quer trabalhar nessa área gerencial o foco é esse. Hoje o contador é muito cobrado dentro de uma empresa, mais mesmo assim ele tem que achar tempo para essas particularidades, pois fazem toda a diferença. A obrigação de um contador é trazer solução e informação em tempo hábio.
Os Diretores não querem números, só resultados. Então a proposta é essa. Informação descomplicada e dinâmica. E de preferência com acesso de todos os gestores.
A  técnica de programação  linear possibilita ao profissional  de Contabilidade  informações muito relevantes  e dinâmicas,  as  quais,  com a utilização de planilhas eletrônicas, podem ser obtidas com rapidez, eficiência e eficácia,  beneficiando qualquer tipo de  empresa, instituição e  até  economias nacionais planejadas.
Estudem, pois estudar nunca é D++++
Att.
Bruno Zagheti.