14 DICAS PARA VOCÊ SE TORNAR UM LÍDER VERDADEIRAMENTE COMPETENTE



O cargo de liderança é cobiçado pela maioria das pessoas, haja vista, que o líder é aquele que ostenta poder e autonomia, sendo assim, as pessoas buscam constantemente uma oportunidade de adquirirem essa função dentro de suas organizações.


Para que uma empresa tenha um resultado favorável, é imprescindível que a mesma conte com uma liderança competente. Em outras palavras, é a capacidade do líder que definirá se uma empresa terá ou não êxito perante o mercado.
Evidentemente um líder não nasce pronto, haja vista, que é necessário que o mesmo desenvolva inúmeras habilidades e competências, para que assim, ele possa fazer a empresa funcionar de maneira eficiente e eficaz.
Sabendo da importância que um líder possui para o sucesso e/ou fracasso de uma organização, elaborei 14 atributos que julgo serem importantes para que o líder consiga comandar eficazmente o ambiente interno e externo, confira:
1 – Paciência: um líder intolerante e intransigente terá sérios problemas em seu cotidiano, haja vista, que herdará constantemente um amontoado de enigmas que terá que decifrar, além de, obrigatoriamente, ter de lidar com as pressões do cargo. Sendo assim, é fundamental que ele tenha a capacidade de suportar pacientemente, as variáveis negativas que certamente virão em seus processos organizacionais.
2 – Foco: um líder precisa identificar claramente, qual é o alvo que a equipe deve trabalhar para atingir, mostrando o caminho e auxiliando-os, rumo ao final da estrada.
3 – Comunicação: a comunicação verbal e não verbal são imprescindíveis para que o líder consiga transmitir de forma clara a sua mensagem para os liderados. Além disso, a habilidade de ouvir e de gerar empatia, são fundamentais para que o líder possa ter a capacidade de identificar o que sua equipe está sentindo.
4 – Humildade: o líder não conseguirá causar influência em sua equipe se for soberbo e arrogante. Sendo assim, é fundamental que ele seja modesto e isento de orgulho, para que as pessoas possam reconhecê-lo como alguém que não se considera superior na organização.
5 – Competência interpessoal: um líder não sobrevive sem sua equipe, pois, sozinho, é impossível atingir os objetivos que a organização possui. Sendo assim, ele valoriza o todo, ou seja, quando há um erro, todos erraram e quando há um acerto, todos acertaram.
6 – Competência intrapessoal: a capacidade de lidar com as próprias emoções é uma das maiores habilidades que um líder deve possuir.  O equilíbrio interior auxiliará o líder a suportar com tranquilidade as pressões do dia a dia, evitando que o mesmo perca a razão e cause aborrecimentos.
7 – Atitude: um exímio líder possui iniciativa, ou seja, ele é hiperativo e busca seus objetivos com veemência, fazendo com que a apatia, a omissão e a falta de atitude, não façam parte de sua vida.
8 – Confiança: um líder precisa ser autoconfiante, para que ele possa passar essa energia (de que tudo vai dar certo) para os seus colaboradores, de modo que eles queiram segui-lo. Em outras palavras, a equipe precisa estar “fechada” com o líder, para que assim, a produtividade seja alcançada, gerando lucro para a empresa.
9 – Motivação: um líder precisa ter uma adrenalina constante correndo em suas veias e precisa passar ela para os seus liderados. A equipe, juntamente com o líder, deve ser bem humorada e disposta, para que as tarefas sejam executadas prazerosamente.
10 – Conhecimento: desenvolver e treinar continuamente, de modo a agregar novos conhecimentos e informações, objetivando uma melhoria contínua, é obrigação de qualquer líder, pois, o saber, é uma característica marcante daqueles que conduzem equipes.
11 – Habilidade para lidar com o caos: para provar conclusivamente que uma pessoa é reconhecidamente um líder, é necessário que ele resolva uma grande crise, pois, é através do caos e da desordem, que os verdadeiros líderes se destacam, transformando problemas complexos em soluções inteligentes.
12 – Antecipação: prever algumas situações que possam vir a ocorrer, também faz parte do rol de habilidades que o líder deve possuir. Em algumas situações é extremamente difícil surpreender o líder, haja vista, que ele busca pensar antecipadamente, gerando uma gama de informações que farão com que o mesmo possa montar estratégias pró-ativas, que farão com que ele aumente sua capacidade de tomar decisões corretamente.
13 – Capacidade para criar talentos: um verdadeiro líder, possui uma capacidade ímpar para desenvolver pessoas e principalmente, para identificar os talentos que estão ocultos sob o ponto de vista da maioria das pessoas. Em outras palavras, ele consegue lapidar as pessoas e retirar de seus âmagos, os atributos que até mesmo elas próprias desconhecem.
14 – Patriotismo: um líder que possui uma consciência evoluída, valoriza o seu país. Ele não é alienado e sabe que o crescimento da nação, influenciará positivamente o funcionamento de sua empresa.
Um líder verdadeiramente competente, possui a capacidade de mudar a vida de seus liderados, fazendo com que os mesmos desenvolvam suas habilidades e competências em prol do crescimento da organização, fazendo com que a mesma alcance a máxima eficiência.

Bruno Zagheti


Fonte: Administradores.com

COMO SERÃO AS EMPRESAS E A NOSSA CARREIRA NO FUTURO?

César Sousa, um dos principais experts brasileiros em estratégia empresarial, relata que os modelos de gestão tradicionais precisam ser sepultados e profissionais precisam promover uma nova postura em suas carreiras.



Esqueça o pensamento dos tradicionais "gurus" do século XIX e seus modelos de gestão. A sociedade, os profissionais e a forma de se fazer negócios mudaram drasticamente.
A tese acima é defendida pelo consultor César Sousa, CEO da Empreenda Consultoria e considerado um dos 200 Global Leaders of Tomorrow pela World Economic Forum - Suíça. Para o especialista, que lançou recentemente o livro "A Neo Empresa", o cenário atual exige urgentemente que se abandone os princípios da Era Industrial, utilizado por muitas empresas até hoje.
César declara que entramos em uma nova fase em que novos valores e necessidades são mais desejadas pelos consumidores e profissionais. O Administradores.com conversou com o consultor que apontou algumas formas para se ter sucesso nos negócios e em nossa carreira nesse nova era do management. Confira!
César, o título do seu livro é "NeoEmpresa" e a minha primeira pergunta é justamente sobre isso. O que as novas empresas possuem de diferentes das antigas empresas?

Muitas características da NeoEmpresa são bem diferentes das empresas tradicionais. 
A NeoEmpresa é uma entidade Multicentrada, que gravita em torno de clientes, pessoas, acionistas, parceiros, investidores, comunidades e demais partes interessadas. Podemos pontuar alguns pontos dessas novas empresas:
- Constrói um "Mapa de Geração de Valor" decorrente do Significado percebido pelas entidades que fazem parte do seu modelo de negócios. Isso conduz a resultados surpreendentes que vão muito além do "mero" valor econômico.
- Luta pelo Progresso dos seus Clientes, em vez de apenas buscar o seu próprio progresso. Coloca o cliente no centro do seu organograma, ciente de que o seu sucesso depende do sucesso dos seus clientes, distribuidores e parceiros.
- Customiza a Gestão das Pessoas, em vez de apenas "Gerenciar Cargos". Respeita a individualidade de cada um, oferecendo uma razão inspiradora para suas vidas
- Valoriza o Intangível e não apenas o Tangível. Diferencia-se dos concorrentes por não se limitar à gestão eficiente de capital, equipamentos, estoques, tecnologia e instalações.
Além de incorporar a Sustentabilidade ao seu Modelo de Negócios, colocar a Tecnologia a serviço do Ser Humano e estrutura-se de forma horizontal, direta e flexível.
Essas diferenças aconteceram pelas mudanças de visão e comportamento dos consumidores e das próprias pessoas que fazem as empresas?

Essas diferenças são decorrentes do mundo em reconfiguração em que vivemos. E pelos sintomas atuais que percebemos na maioria das empresas, com estratégias bem arquitetadas que mal conseguem sair do papel e não funcionam quando começam a ser implementadas. Então, nota-se que essas empresas podem possuir até sete elementos problemáticos.
- Clientes insatisfeitos com a baixa qualidade do atendimento na hora da verdade, quando usam produtos e serviços que deveriam solucionar suas necessidades;
- Pessoas infelizes por não conseguirem desenvolver seu potencial nas empresas e pela falta de significado do dia a dia do trabalho nas suas vidas;
- Parceiros e sócios desconfiados, negociando na base dos medos e receios;
- Acionistas apreensivos pelos riscos que não conseguem antever nem controlar;
- Comunidades que não aceitam mais, de forma passiva, o impacto das empresas no seu cotidiano;
- Empresas engessadas com modelos de governança que não se adaptam aos jovens talentos inquietos que fazem parte da chamada "Geração Y";
- Empresas que insistem nos tradicionais planos de carreira, na surrada ideia da escada com vários degraus até o topo, enquanto as pessoas têm pressa, preferem subir mais rápido ou caem fora, movendo-se numa velocidade proporcional ao seu talento. 
Você acredita que os princípios de gestão e da Administração adotados ao longo de décadas por várias organizações e escolas de negócios estão ficando engessados para essa nova era corporativa que surge?

Sem nenhuma duvida. Os princípios de gestão tradicionais não mais respondem às novas necessidades das empresas nem das pessoas. Estamos formando lideres para uma realidade que já não existe mais. E estamos dirigindo nossas empresas com olho no espelho retrovisor. Ainda somos prisioneiros dos princípios da Era Industrial com ideias criadas no século XIX, publicadas no século XX. E olhe que já estamos na terceira década do Sec. XXI.
O que não funciona mais, por exemplo?

Uma serie de ideias mortas que precisamos sepultar. Exemplo; "espremendo fornecedor é que se aumenta o lucro da empresa"; ou "o segredo é a alma do negócio", coisas assim. Lembro do tempo que muita gente acreditava que "lugar de mulher é na cozinha?" são coisas assim que temos de nos livrar, de ideias obsoletas que ainda povoam a cabeça de executivos nas empresas.
Mas em relação à postura desses líderes da NeoEmpresa. O que devemos esperar deles?


Posturas e atitudes completamente diferentes dos líderes tradicionais. Os NeoLíderes serão aqueles que constroem causas em vez de apenas oferecer empregos; formam outros lideres, em vez de seguidores; fazem mais do que o combinado, em vez de apenas bater metas; inspiram pelos valores, em vez de pela hierarquia ou pelo carisma; lideram 360 graus, em vez de apenas dentro das paredes da empresa.
E entre os profissionais em geral? 
Quais são os caminhos para eles se destacarem em suas carreiras?

Desenvolverem o que chamo de competências intangíveis. 
Chega de competências tangíveis, de tecnicismo, de ferramentas e de instrumentos, isso tudo é obrigação. 
Os profissionais competentes que conheço se destacam pelo intangível: 
confiança, comunicabilidade, capacidade de integração, relacionamento, networking, reputação, coerência, determinação, perseverança e muita disciplina
Além, obvio da inovação. Eles são inovadores, ousados, mas disciplinados.

A Era do Management nos ajudou a chegar até este ponto. Agora precisamos dar o próximo passo:  

Repensar e enriquecer alguns dos seus princípios, vislumbrando as características da empresa moderna do século XXI.
 Bruno Zagheti


Fonte: Administradores.com