GESTÃO DE COMPRAS



Atualmente, a gestão de compras é pouco entendida tanto pelos demais departamentos de uma empresa, quanto pelos demais indivíduos do mercado. É de suma importância que o produto final de uma empresa satisfaça seu público alvo, além de se mostrar competitivo em meio a um mercado onde se ganha pelos diferenciais e pela qualidade.


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Um dos principais fatores envolvidos em um produto competitivo e de qualidade é a boa compra. Toda matéria-prima, materiais auxiliares, serviços, equipamentos, dentre outros componentes devem passar por um rigoroso sistema que impede que um item possa prejudicar o produto final. O estudo de caso a ser desenvolvido terá como foco na gestão de compras, suas responsabilidades, suas limitações e seus objetivos.

Atualmente, há um novo modelo gerencial e competitivo. Adicionalmente, as compras externas de bens e serviços respondem por grande parte dos recursos financeiros das empresas, favorecendo a visão de que a cadeia de abastecimento é um campo vital a ser explorado.

Na preferência do consumidor, busca-se o constante equilíbrio entre os interesses da empresa e a necessidade do mercado. Sempre que a gestão de compras não é adequada e as metas e cronogramas não são devidamente definidos, podem acontecer falhas e conflitos que impedem o bom andamento do resultado empresarial.

Conforme Gaither & Frazier (2001) a missão do departamento de compras é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no tempo certo, custos, qualidade e outros elementos na estratégia de operações.

A gestão de compras é um dos principais pilares de toda empresa. Tem função estratégica porque é onde aplica-se recursos financeiros, através de processos para a compra de tudo o que é necessário para a empresa.

Essa área tornou-se uma atividade de relevância para o gerenciamento empresarial e com influência direta quanto aos estoques e clientes. Também está relacionada à competitividade da empresa.

O setor de compras necessita ter acesso direto a informação vinda da alta gerência para que possa atuar de forma estratégica. A falta de comunicação direta entre os setores da empresa impede que as informações estratégicas sobre o mercado sejam trabalhadas pela gerência. O órgão de compras, que constitui o elemento de ligação entre a empresa e seu ambiente externo, é o responsável pelo suprimento dos insumos e materiais necessários ao funcionamento do sistema empresarial (CHIAVENATO, 1991, p. 100).

Portanto, a gestão de compras trata-se de uma peça fundamental quanto ao desempenho da empresa. Assim, deve ser analisada estrategicamente e sempre atualizada quanto às necessidades mercadológicas.

Abraço a todos.

Bruno Zagheti