O PROFISSIONAL CRIATIVO

A criatividade não é um dom especial que só algumas pessoas possuem.
Você pode desenvolver sua criatividade se buscar continuamente a informação sobre tudo que o cerca, se tiver sensibilidade para todas as coisas que acontecem à sua volta e curiosidade para descobrir o que se esconde nas aparências dos fatos, dos objetos, das pessoas.

Listar todos os desafios enfrentados por empreendedores diariamente    pode se tornar uma tarefa longa e desmotivadora. 

Entretanto, encarar as barreiras com coragem é o primeiro passo para se livrar dos problemas que surgem. Criatividade e inovação são fundamentais na hora de superar os problemas e aproveitar as oportunidades que só aparecem em momentos difíceis.


Como posso me tornar um profissional mais criativo?

Buscar conhecimentos e experiências em lugares e pessoas diferentes é uma estratégia importante. Existem pessoas que são amigos de todos, acham que sabem tudo, e nunca houve as pessoas. Seja um profissional mente aberta, amigo de todos, e quando uma pessoa vier lhe externar uma situação, saiba ouvir, conhecimento agregado, não precisa ler, só saber filtrar o que é bom e o que é ruim.
O mercado está em busca de profissionais que constroem relacionamentos gentis e produtivos com sua equipe e seus clientes
Eu acredito que a criatividade vem do conhecimento mais a força de vontade do profissional, agregado com uma pequena dose de “ Vestir a camisa da empresa “.
Um profissional criativo olha uma situação aparentemente legal e funcionando, mas mesmo assim tenta otimizar ou melhorar para que aquilo funcione melhor.
Não ache que mesmo todo mundo achando você um máximo, “ Nossa ele saca muito “, que você não tem que melhorar e inovar sempre.
As pessoas criativas em uma área tendem a ser também aquelas mais produtivas. Criatividade é algo que dá trabalho. Isso quer dizer que, se você realmente quer se tornar criativo em algo, não há uma escola que vai fazer isso por você. Provavelmente, será preciso frequentar várias escolas diferentes, passar por diversas experiências, realizar diferentes projetos, até você começar a enxergar a área que escolheu de modo diferente. Leia sobre assuntos fora de sua área de atuação. Muitas pesquisas que tratam a criatividade como uma habilidade geral chegam à conclusão de que realizar diferentes tipos de atividade faz com que seu cérebro comece a fazer conexões diferentes. Quanto mais variação você busca no mundo, mais matéria-prima vai ter na hora de ligar suas idéias.
Infelizmente, as pessoas vinculam a criatividades às atividades que lidam com imagem somente.

A criatividade é muito mais abrangente, ela está nas muitas diversas áreas do conhecimento, dentre elas o contador, o advogado, o administrador, etc… Ela surge quando o indivíduo/grupo tem informação/conhecimento e deseja efetivamente encontrar soluções para algo em quaisquer área da vida. Portanto, conhecer bem o mundo e outras realidades e ter o desejo de realizar algo possibilita a alguém a fazer adaptações e se tornar criativo.

DICA: 

ü  Todo dia escreva pelo menos uma idéia: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar minha empresa; como eu posso ajudar o meu país.
ü  Armazene idéias: Coloque em cada pasta um assunto. Idéias para a casa, para aumentar a sua eficiência no trabalho, para ganhar mais dinheiro. E vá aumentando este banco de dados através de leitura, viagens, conhecimento com novas pessoas, filmes, competições esportivas etc.
ü  Observe e absorva: Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E principalmente, observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver.
ü  Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas, lugares: Ao falar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.
ü  Aprenda a escutar e ouvir: Tanto com os olhos quanto com os ouvidos. Perceba o que não foi dito.
ü  Descubra novas fontes de idéias: Através de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e até de artigos como este que você está lendo.
ü  Compreenda primeiro. Depois julgue: Um grande defeito meu, mais que estou tentando corrigir.
ü  Procure ter atitudes: Seja proativo, mesmo não gostando de certas pessoas dentro da sua empresa, procure ajuda-las, você vai ganhar muito com isso.
ü  Construa GRANDES idéias a partir de pequenas idéias: Associe idéias. Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. E finalmente, inverta as idéias que você tem.
ü  Crie grandes metas. Grandes objetivos: Não é ser abincioso, é querer melhorar a cada nova conquista.

Para você conseguir se destacar dentro da sua empresa, vai mais algumas dicas:

ü  Faça coisas novas;
ü  Faça coisas que já existem de uma maneira diferente;
ü  Combinar ideias e coisas de outra forma;
ü  Identificar e resolver imperfeições em produtos e serviços;
ü  Conversar com os atuais e potenciais Gerentes para identificar quais são suas necessidades e desejos de melhoria.

Apenas para confirmar que a criatividade não é um dom, mas um potencial a ser explorado à sua volta e dentro de você, vamos ver o que grandes inventores e pensadores escreveram sobre CRIAR:

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."

(Bernard Shaw - Filósofo)