Para ter sucesso no competitivo
mundo empresarial de hoje, os gerentes precisam produzir resultados dentro dos
prazos, orçamentos e objetivos da empresa, com visão de redução de custos e
investimentos programados, atenção as mudanças e novas tecnologias, além de
obter sempre o melhor desempenho de sua equipe.
Segundo Nelson Leal também define
que um bom gestor constrói sucesso profissional se souber, além de trazer êxito
nos resultados apresentados por sua equipe, manter um bom clima organizacional.
“Um gerente deve sim se preocupar com a coesão da equipe, apresentando
resultados. Mas, além disso, deve ter flexibilidade e agir com bom senso, sendo
acessível na hora dar e receber feddbacks ou críticas.”
A pessoa na área de gerência precisa conquistar o
respeito e a admiração dos seus colegas de trabalho, defendendo sempre o que é
melhor para a empresa, respeitando a opinião de outros profissionais,
oferecendo ajuda a quem precisa, compartilhando conhecimentos e,
principalmente, sendo cortês em todos os seus contatos.
COMO
SER UM GESTOR DE SUCESSO?
COMUNICAÇÃO
O bom gestor sabe se comunicar
com todos dentro da empresa, não faz distinção de cargo, comunica-se de forma
clara, firme e objtiva. Comunicação também esta ligado a saber ouvir a todos
dentro a empresa, ser humilde. Deixar bem claro, quais são os objetivos da
empresa, e sempre informados dos fatos que os interessa. O insucesso de um gestor começa apartir de sua má
comunicação. Um funcionário que não é dado atenção por exemplo na hora
em que ele quer ser ouvido, é uma das portas do seu insucesso.
TENHA
UMA EQUIPE 100%
Eu vejo no mercado ainda muitos
gestores ultrapassados, que pararam no tempo, acustumados a trabalhar de uma
forma, acabam contratando profissionais com capacidade abaixo das qualificações
necessárias, com medo que esse profissional venha tomar o seu cargo. Não
sabendo ele, que o seu sucesso depende da sua equipe.
O bom gestor, tem LÍDERES ao seu redor, e não funcionários sem atitudes, despreparados, sem visão de
futuro, fazem o seu e pronto, vê só o seu nariz e não pensam em se
desenvolverem para crescer. Geralmente um gestor tem que
estar ligado as decisões estratégica da empresa, e o seu setor ter LÍDERES que
sejam capaz de resolver qualquer problema na sua ausência. E isso não é o
bastante. Seus colaboradores tem que ser tão bons quanto você. Tenha essa
visão, desenvolver seus colaboradores é a formula para o seu sucesso, e se o
mesmo não estiver engajado, não desista tão fácil, pare, ouça, pense e depois aja.
A demissão nem sempre é o melhor caminho.
SEJA CRIATIVO NA
REDUÇÃO DE CUSTOS
Todos os dias aparem gestores
precisando disso, precisando daquilo, meu setor falta tudo. Foras as grandes
ideias que aparem do nada e que requerem grandes investimentos.
Toda decisão quando for tomada
ela tem que estar bem planejada e sem erros. Todos os erros deverão ser
mensurados no projeto. Após se tomar a decisão de seguir em frente com o
projeto, a decisão tem que estar amarrada na redução de custo. Por exemplo: “ Um
funcionário vem lhe pedir um aumento, o que você faz? Analisa as qualificações,
os projetos desenvolvidos, o tempo de casa, etc. Mas e se você antes de
conceder analisar as horas extras
que aquele funcionário está fazendo, a quantidade
de faltas durante o ano, você observa que estão bem altas. Você tem que
dar uma resposta a ele, se não você perde, correto? Então uma forma seria: Fulano,
vou te dar um aumento, porem abaixo do que o Sr me solicitou. Porem se nos
próximos 6 meses você reduzir a quantidade de horas extras e quantidade de
faltas nesse periodo eu te dou 100% do valor solicitado.”
O mau gestor já entederia que isso iria aumentar a folha, as metas não seriam atingidas etc.
O Gestor de verdade, analisou, pensou e tomou a decisão correta. Deu o merecido e ainda amarrou sua decisão de aumentar a folha no aumento de sua produtividade, reduzindo custo com hora extra e faltas do funcionário.
Isso é Gerir.
DEMISSÕES
Se tiver que demitir, o faça com
propriedade, informando a equipe sobre o porque de fazê-lo. Ressalto o aspecto
que a decisão deve ser racional e nunca, em hipótese nenhuma, deve ser
emocional.
Devemos basear em fatos concretos, analisados, com a métrica do tempo, para tomarmos uma decisão correta. Ou seja, não é uma perda de um prazo que irá ocasionar numa demissão, porque errar faz parte da vida do ser humano, e ver como sair do erro é que diferencia o profissional competente do profissional medíocre. Como falei anteriormente, sua equipe tem que ser 100%. Quem não caminha junto, está fora.
Devemos basear em fatos concretos, analisados, com a métrica do tempo, para tomarmos uma decisão correta. Ou seja, não é uma perda de um prazo que irá ocasionar numa demissão, porque errar faz parte da vida do ser humano, e ver como sair do erro é que diferencia o profissional competente do profissional medíocre. Como falei anteriormente, sua equipe tem que ser 100%. Quem não caminha junto, está fora.
PLANEJAMENTO
E OLHO NO FUTURO
Analise o foco da empresa e faça
as redefinições necessárias, contudo, mantenha-se alinhados as tendências de
mercado.
Manter-se no planejamento
significa estar alinhado as tendências de mercado e de futuro, reinventando
todos os dias. Nas palavras de Peter Drucker: “A melhor maneira de prever o
futuro é criá-lo”.
Não fique lamentando o
desempenho de ontem, analise e foque nos resultados de curto e médio prazo.
Busque indicadores mais apurados, invista em tecnologia inteligente, busque
pessoas inteligentes e criativas para incrementar o negócio. É inovando que o
sucesso aparece!
Bom pessoal é isso. Mesmo que você tenha todas
essas qualidades não pare nunca de estudar. Mesmo que você já seja um
Doutorado, PHD etc, não deixe de frequentar pelo menos uma vez por ano, cursos
de preferencia na sua área para você estar sempre atento as tendencias do
mercado. Revistas, jornais, essas coisas ajudam, mais a experiência de um
professor e o compartilhamento de ideias é sempre bem vindo.
Abraço a todos.