COMO SER UM GESTOR DE SUCESSO.

Para ter sucesso no competitivo mundo empresarial de hoje, os gerentes precisam produzir resultados dentro dos prazos, orçamentos e objetivos da empresa, com visão de redução de custos e investimentos programados, atenção as mudanças e novas tecnologias, além de obter sempre o melhor desempenho de sua equipe.
Segundo Nelson Leal também define que um bom gestor constrói sucesso profissional se souber, além de trazer êxito nos resultados apresentados por sua equipe, manter um bom clima organizacional. “Um gerente deve sim se preocupar com a coesão da equipe, apresentando resultados.  Mas, além disso, deve  ter flexibilidade e agir com bom senso, sendo acessível na hora dar e receber feddbacks ou críticas.”
A pessoa  na área de gerência precisa conquistar o respeito e a admiração dos seus colegas de trabalho, defendendo sempre o que é melhor para a empresa, respeitando a opinião de outros profissionais, oferecendo ajuda a quem precisa, compartilhando conhecimentos e, principalmente, sendo cortês em todos os seus contatos.

COMO SER UM GESTOR DE SUCESSO?

COMUNICAÇÃO
O bom gestor sabe se comunicar com todos dentro da empresa, não faz distinção de cargo, comunica-se de forma clara, firme e objtiva. Comunicação também esta ligado a saber ouvir a todos dentro a empresa, ser humilde. Deixar bem claro, quais são os objetivos da empresa, e sempre informados dos fatos que os interessa. O insucesso de um gestor começa apartir de sua má comunicação. Um funcionário que não é dado atenção por exemplo na hora em que ele quer ser ouvido, é uma das portas do seu insucesso.

TENHA UMA EQUIPE 100%
Eu vejo no mercado ainda muitos gestores ultrapassados, que pararam no tempo, acustumados a trabalhar de uma forma, acabam contratando profissionais com capacidade abaixo das qualificações necessárias, com medo que esse profissional venha tomar o seu cargo. Não sabendo ele, que o seu sucesso depende da sua equipe.

O bom gestor, tem LÍDERES ao seu redor, e não funcionários sem atitudes, despreparados, sem visão de futuro, fazem o seu e pronto, vê só o seu nariz e não pensam em se desenvolverem para crescer. Geralmente um gestor tem que estar ligado as decisões estratégica da empresa, e o seu setor ter LÍDERES que sejam capaz de resolver qualquer problema na sua ausência. E isso não é o bastante. Seus colaboradores tem que ser tão bons quanto você. Tenha essa visão, desenvolver seus colaboradores é a formula para o seu sucesso, e se o mesmo não estiver engajado, não desista tão fácil, pare, ouça, pense e depois aja. A demissão nem sempre é o melhor caminho.

SEJA CRIATIVO NA REDUÇÃO DE CUSTOS
Todos os dias aparem gestores precisando disso, precisando daquilo, meu setor falta tudo. Foras as grandes ideias que aparem do nada e que requerem grandes investimentos.
Toda decisão quando for tomada ela tem que estar bem planejada e sem erros. Todos os erros deverão ser mensurados no projeto. Após se tomar a decisão de seguir em frente com o projeto, a decisão tem que estar amarrada na redução de custo. Por exemplo: “ Um funcionário vem lhe pedir um aumento, o que você faz? Analisa as qualificações, os projetos desenvolvidos, o tempo de casa, etc. Mas e se você antes de conceder analisar as horas extras que aquele funcionário está fazendo, a quantidade de faltas durante o ano, você observa que estão bem altas. Você tem que dar uma resposta a ele, se não você perde, correto? Então uma forma seria: Fulano, vou te dar um aumento, porem abaixo do que o Sr me solicitou. Porem se nos próximos 6 meses você reduzir a quantidade de horas extras e quantidade de faltas nesse periodo eu te dou 100% do valor solicitado.”

O mau gestor já entederia que isso iria aumentar a folha, as metas não seriam atingidas etc.

O Gestor de verdade, analisou, pensou e tomou a decisão correta. Deu o merecido e ainda amarrou sua decisão de aumentar a folha no aumento de sua produtividade, reduzindo custo com hora extra e faltas do funcionário.
Isso é Gerir.

DEMISSÕES
Se tiver que demitir, o faça com propriedade, informando a equipe sobre o porque de fazê-lo. Ressalto o aspecto que a decisão deve ser racional e nunca, em hipótese nenhuma, deve ser emocional.

Devemos basear em fatos concretos, analisados, com a métrica do tempo, para tomarmos uma decisão correta. Ou seja, não é uma perda de um prazo que irá ocasionar numa demissão, porque errar faz parte da vida do ser humano, e ver como sair do erro é que diferencia o profissional competente do profissional medíocre. Como falei anteriormente, sua equipe tem que ser 100%. Quem não caminha junto, está fora.


PLANEJAMENTO E OLHO NO FUTURO
Analise o foco da empresa e faça as redefinições necessárias, contudo, mantenha-se alinhados as tendências de mercado.
Manter-se no planejamento significa estar alinhado as tendências de mercado e de futuro, reinventando todos os dias. Nas palavras de Peter Drucker: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.
Não fique lamentando o desempenho de ontem, analise e foque nos resultados de curto e médio prazo. Busque indicadores mais apurados, invista em tecnologia inteligente, busque pessoas inteligentes e criativas para incrementar o negócio. É inovando que o sucesso aparece!

Bom pessoal é isso. Mesmo que você tenha todas essas qualidades não pare nunca de estudar. Mesmo que você já seja um Doutorado, PHD etc, não deixe de frequentar pelo menos uma vez por ano, cursos de preferencia na sua área para você estar sempre atento as tendencias do mercado. Revistas, jornais, essas coisas ajudam, mais a experiência de um professor e o compartilhamento de ideias é sempre bem vindo.
Abraço a todos.