De como encarar uma reunião com diretores, passando por como lidar com a competição, até como redigir um e-mail: veja as dicas que todo trainee deveria saber.
Foram meses de seleção, voz empostada e
argumentos na ponta da língua para provar ser o jovem promissor ideal para
aquela vaga do programa de trainee. O dia da notícia da
aprovação não poderia ser mais feliz e a expectativa para provar a que veio
também. Até que,
enfim, chega a data marcada para o programa começar. E, sem a sua previsão, um
frio se instala na barriga, um nó na garganta e uma porção de dúvidas (ou
medos) na cabeça.
Luiz
Abdalla, da Seja Trainee, compara o “sim” da empresa para o candidato à trainee
como um namoro que rendeu em casamento. “Você vai passar pela lua de mel e,
depois, pelas coisas do dia a dia”, diz. E é aí que as coisas complicam. E se
você for uma fraude? E se todos forem muito melhores que você? E se você não
conseguir chegar ao cargo de gerência? E se, e se, e se.
Pensando
nisso, fomos buscar com especialistas as respostas para algumas das dúvidas
mais comuns que atormentam os profissionais que acabaram de estrear no mercado
via um programa do tipo. Veja quais os passos para investir na sua ascensão profissional com isso:
Como se
vestir no primeiro dia
Preparar-se
antes da estreia no programa de trainee é essencial. E, embora pareça trivial, a
roupa que você usa pode afetar sua
postura e até a primeira impressão que seus colegas terão de você. Por isso,
muito cuidado com suas escolhas neste primeiro momento.
“Passar
despercebido quanto ao seu vestuário pode ser um ponto positivo”, diz Sandra
Oliveira, da Dale Carnegie. Por isso, quanto mais neutro, melhor – mesmo
quando a empresa for mais informal. Se você não tem nenhuma ideia do dress code da empresa, escolha
uma roupa coerente com qualquer ambiente.
Como agir
no primeiro dia
Para os tímidos “A gente fica sentado em um canto esperando
que alguém venha nos socorrer”, descreve Sandra. Em situações assim, nem sempre
um salvador da pátria chega e cabe a você tomar a iniciativa. Coloque um
semblante simpático no rosto e saia da zona de conforto.
Para os tagarelas Atenção, dominar as conversas e apresentações
pode ser um sinal de que, de cara, você quer se mostrar. “Aí mesmo, pode-se
criar uma resistência dos demais”, afirma João Marcelo Furlan, da Enora
Leaders. No primeiro dia, a dica é prestar o máximo de atenção ao seu
redor para identificar o terreno em que se está pisando. “O processo seletivo
já acabou, você não está competindo com mais ninguém. Tem que ouvir mais e
falar menos”, diz Josué Bressane, da Gemte Consulting
Este é o momento
certo para começar a investir em relacionamentos e costurar as primeiras
alianças. “Criar confiança está relacionada a encontrar pontos em comum com os
que estão ali”, diz Furlan. “Construir vínculos é fundamental para que você
possa crescer com o grupo”. Por isso, em vez de ficar se afirmando,
conduza o foco para outras pessoas e procure conhecê-las melhor. Interesse-se
por elas, realmente.
Como encarar uma
reunião com diretores
“Se você foi
convidado é porque deve agregar à reunião”, diz Sandra. Com isso em mente, veja
o passo a passo sugerido pelos especialistas consultados por EXAME.com:
1 Descubra a pauta: Nunca chegue a uma
reunião sem saber o que será tratado ali. Se isso não estiver claro, converse
com seu superior sobre o assunto.
2 Muna-se: “Muita gente se baseia apenas em ‘achismos’. O profissional produtivo é
aquele que emite opiniões com base em fatos e evidências”, diz Sandra. Na
prática, isso significa que, antes da reunião, você tem que estudar o assunto
em questão e encher sua cabeça de dados relacionados.
3 Aposte no equilíbrio: “Falar de menos é
ruim. Há pessoas que entram mudas e saem caladas. Monopolizar a conversa, falar
demais para ficar em destaque, também não é positivo”, afirma a
especialista.
4 Você está lá para aprender: Novamente, o que as empresas esperam dos trainees não é que ele chegue
pronto para assumir o comando da corporação. “Não precisa ser o sabe tudo”, diz
Pablo Aversa, da Alliance Coaching. “Você não está ali para ter as repostas”,
diz Furlan. “Isso pode soar até como desrespeito para quem está ali há 30
anos”. Mas é essencial deixar a sua marca – que pode, facilmente, ser uma
questão inteligente.
5 Foco na postura: Atenção, a maneira
como você age durante a reunião pode ser mais relevante até mesmo do que o que
tem para falar. “Mostre que sabe suportar as discussões, que não interrompe
ninguém, faz exposições pertinentes”, enumera Furlan.
6 Se for apresentar, combine: Agora, se o seu
papel é representar um departamento ou equipe, não fale nada sem antes combinar
com o time. “Se não tem supresa, não tem como jogar tomate”, afirma
Furlan.
Como lidar com a
competição
O trainee não tem um
paredão, mas o funil ao final do processo pode levar o clima, em alguns
programas, se assemelhar ao vivenciado por participantes dos mais difíceis
realities shows.
Após passar por um processo de seleção apertado, há quem
chegue na empresa com a certeza de que “é o cara” que se expressa em uma
postura arrogante e incompatível com os valores de algumas empresa.
“Tem que
cuidar das suas costas para não levar facada, mas tem que jogar de forma justa
e ética. Isso também está sendo observado e quem não joga limpo, paga um alto
preço depois”, afirma Pablo Aversa, da Alliance Coaching.
É
exatamente como em um jogo de futebol: o jogador do time adversário pode estar
tirando você do sério, mas, em hipótese alguma, pode machucá-lo sob a pena de
levar um cartão vermelho.
Mas como
jogar limpo mesmo com tanta gente mirando o tapete sob seus pés? A resposta de
João Marcelo Furlan, da Enora Leaders, é simples: esteja disposto a ajudar os
outros. “Quanto mais você se colocar disponível para colaborar, mais se reduz
este processo de competição”,
Como
trabalhar em equipe
Quase
todo programa de trainee pressupõe momentos de trabalho em equipe. E, em um
contexto de gente muito jovem, competição a flor da pele e pressão, esta
equação pode render, no mínimo, algumas situações de descontrole emocional para
o trainee. Veja como lidar com isso:
1 Antes de surtar, faça perguntas: Coloque-se no lugar das outras pessoas de vez
em quando. Não são todos que funcionam exatamente como você. E ter isso em
mente pode ser fundamental para evitar discussões desnecessárias.
2 Foque no resultado: Você não está mais na faculdade, então, não precisa ficar no pé do colega para que ele faça a parte dele. Faça a sua com maestria e invista em colaboração. “Ficar perguntando se ele fez a parte dele todo o dia, desgasta a equipe”, diz Sandra.
2 Foque no resultado: Você não está mais na faculdade, então, não precisa ficar no pé do colega para que ele faça a parte dele. Faça a sua com maestria e invista em colaboração. “Ficar perguntando se ele fez a parte dele todo o dia, desgasta a equipe”, diz Sandra.
3 Nomeie um líder: Para solucionar tais conflitos, é essencial
nomear um líder. Segundo Sandra, pode ser alguém com mais experiencia ou que
domine o assunto.
4 Colabore: “Para implementar o novo, os trainees
precisam estar juntos”, diz Furlan. Então, de nada vale a sua parte estar bem
feita, se o seu colega de equipe não conseguiu sair do lugar. Ofereça apoio
sempre.
Como
tirar o máximo do "job rotation"
De olho
na nova geração de líderes corporativos, muitas companhias investem no sistema
de job rotation para que os trainees tenha uma visão ampla do negócio.
Isso significa que, durante o programa, cada jovem profissional tem a
oportunidade de trabalhar nas diferentes áreas da empresa.
A dica
para quem vivencia este tipo de oportunidade é fazer pontes entre os
departamentos. “Não enxergue as áreas de forma separada, tente integrá-las e
pensar o que uma pode agregar a outra”, diz Luis Abdalla, sócio-fundador da
Seja Trainee.
Como
aproveitar uma oportunidade no exterior
O mesmo
vale para as viagens de negócios ao exterior. “O know how que você traz da
matriz é importante para a unidade do Brasil”, diz Abdalla. E é nisso que você
tem que focar. Ou seja: por mais apelo que seu lado turístico tenha, você está
lá a trabalho – lembre-se disso.
Como agir com
o mentor
Durante o
programa de mentoria, que algumas empresas oferecem durante o trainee, a dica
não é tentar provar o quanto você é bom. “O mentor está ali para fazê-lo melhor
do que você já é”, diz Bressane. “O que você tem que fazer é ‘sugar’ a experiencia
e o conhecimento dele de empresa”.
Como
agir nos eventos sociais
Em alguns
contextos, deixar de ir a um evento social da empresa pode pegar mal. Não é
preciso comparecer a todos, mas nos mais importantes, às vezes, é essencial. A
dica? Aproveite esta ocasião para estreitar seus laços com colegas – sem
exagerar em bebidas alcóolicas, por exemplo.
Como
mandar e-mails do jeito certo
Na era
das redes
sociais, peca, no trabalho, quem confunde pessoal
com profissional. A regra é tentar ser profissional ao máximo - cuidado com
gírias, abreviações e emoticons. “Use um linguajar profissional, cuidado
com abreviações e por aí vai”, diz Sandra. “Quanto mais objetivo, melhor o
resultado”.
Foque
nos relacionamentos
Mais do
que a experiência profissional dos meses dedicados ao trainee, o que,
realmente, conta para o seu futuro é a maneira como você se relacionou com cada
pessoa que cruzou seu caminho durante o período.
E isso
significa se interessar, realmente, por cada uma delas, estar pronto para
colaborar e, principalmente, ter humildade para aprender tudo o que cada um tem
para ensinar. “Desde o primeiro dia, você tem que fazer networking com desde o
recepcionista até o presidente da empresa”, aconselha Abdalla.
Fonte: EXAME.com