O USO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR NA CONTABILIDADE DECISORIAL


O estudo da técnica de programação linear no cotidiano dos profissionais de Contabilidade para fins decisoriais vem crescendo muito durante os ultimos anos. Hoje os contadores não podem mais só saber calcular guias e folha de pagamento, eles teem que ir alem.
Uma  das  mais  nobres  funções  do  profissional  de  Contabilidade  é o suprimento de informações de controle para suporte a decisões econômicas. Alinhado a programação, os contadores podem se valer dessa técnica para a produção de informações relevantes e dinâmicas e como devem interpretar essas informações.
Ressaltam a facilidade  de uso  e a aplicabilidade da programação linear  em qualquer  tipo  de empresa ou  instituição, especialmente após o surgimento das planilhas eletrônicas.
Muitas das vezes um diretor não tem conhecimento técnico de informações financeiras e contábeis para poder fazer girar o seu negócio, e muitas das vezes o contador o responsável por passar essas informações não sabe como fazer. Passa do jeito dele. Geralmente a Diretoria já conhece bem o seu negócio e isso é indiscutivel, porem se alinhar-mos a experiência com a técnica, não teremos problema.
O  cenário  exige  novas  competências. Não basta uma resposta correta para uma questão  complicada. Em geral, um problema  exige  várias soluções, todas fornecidas com informações ágeis e consistentes. Definitivamente não há mais lugar para a improvisação e para decisões intuitivas.
Tornou-se imprescindível para os contadores a utilização de métodos quantitativos na prestação de soluções para os problemas do dia-a-dia das empresas e instituições.  Uma  das  ferramentas com maior potencial de uso é a programação linear com o uso planilhas excel ou softwares de fácil manipulação para que a informação possa ser de fácil compreensão.
Hoje eu vou traser pra vocês um modelo que me ajuda bastante nessa tarefa.
Essa ferramenta foi desenvolvida para um ambiente hospitalar, mais se adaptada poderá ser utilizada em outros ramos de atividade.
Nessa ferramenta só iremos tratar a DRE – Demonstração de Resultado de Exercício, que já é de grande valia. Lógico, alinhado a essa ferramenta é indispensável um bom fluxo de caixa. Mais vamos lá!!!
Geralmente o responsável por alimentar e guardar as informações contidas nessa ferramenta deverá ser uma pessoa de total confiança, alinhado ao conhecimento técnico, pois fofocas mal dadas podem quebrar uma empresa.
Observe o quadro abaixo desenvolvido em excel.
A pessoa que tiver acesso as informações, no caso um diretor,  ele não vai precisar se preocupar com nada. Mensalmente a planilha será enviada a ele por email, observe que nesse painel já vai constar tudo que ele precisa e de fácil compreensão. Bastando um click.

Não irá precisar entender calculos complicados que nós devemos saber lógico, mais que a princípio são apenas complicações.
No Demonstrativo Geral o Diretor terá uma visão consolidada da sua empresa. Desde a soma de todas as suas receitas por unidade, até chagar nas despesas financeiras e por fim o resultado, que é o que interessa.

  
Ao Lado ele encontra o Endividamento, quais são suas principais obrigações, acompanhando se esta aumentando ou caindo, e toma decisão.

Encontra também o seu Ponto de Equilíbrio Projetado, uma ótima ferramenta, onde ele pode tomar decisões rápidas sem complicações, por exemplo a decisão de aumentar a Receita ou baixar os custos com base em um resultado pretendido. Não Satisfeito o Diretor pode querer saber qual unidade esta caindo de rentabilidade. Exemplo a Unidade B, lá vai mostrar o resultado que essa unidade gerou para pode ajudar pagar as despesas financeira.

Muitos Diretores adorão gráficos. Pois não precisa de muita análise, olhou tá caindo corta a cabeça do fulano, simples assim… rsrsr. Brincadeira. Esse gráfico ele é interativo, feito em VBA. Na verdade a planilha é toda feita em VBA, uma técnica de programação. A ferramenta vira um controle remoto na mão do diretor, só vai precisar entrar onde desejar analisar e depois voltar.

Com poucos clicks sem ficar foliando ou se perdendo em um montanheiro de gráficos, cria-se gráficos focados, sem muito bla bla bla. RECEITA, CUSTO, MARGEM E META ATINGIDA. Pronto só isso. O resto é com gestores que deverão trazer resultados.
Pra isso o contador tem que entender um pouco de programação. Veja o que falei no começo: “O  cenário  exige  novas  competências. “ Pra quem quer trabalhar nessa área gerencial o foco é esse. Hoje o contador é muito cobrado dentro de uma empresa, mais mesmo assim ele tem que achar tempo para essas particularidades, pois fazem toda a diferença. A obrigação de um contador é trazer solução e informação em tempo hábio.
Os Diretores não querem números, só resultados. Então a proposta é essa. Informação descomplicada e dinâmica. E de preferência com acesso de todos os gestores.
A  técnica de programação  linear possibilita ao profissional  de Contabilidade  informações muito relevantes  e dinâmicas,  as  quais,  com a utilização de planilhas eletrônicas, podem ser obtidas com rapidez, eficiência e eficácia,  beneficiando qualquer tipo de  empresa, instituição e  até  economias nacionais planejadas.
Estudem, pois estudar nunca é D++++
Att.
Bruno Zagheti.