SÉRIE EXCEL PARA A TOMADA DE DECISÃO



TEMA: GESTÃO DE CUSTOS NAS ORGANIZAÇÕES

Com o crescimento dos gastos na área de saúde torna-se necessário a adoção de um sistema que forneça informações úteis. É Inquestionável que hoje uma empresa que não controla bem seus custos, possa ir muito longe.  

Existem no mercado Software que trazem tudo em apenas um clique. Porém para que isso aconteça, temos que alimentar e auditar o sistema.

O Excel me parece que nunca vai acabar, pois mesmo com tanta tecnologia, sempre há espaço para ele, seja uma coisa simples, ou uma coisa avançada, pois o sistema não me atende.

As vezes o sistema é tão bom, mais tão bom, que não atende. rsrsr

Mais como controlar se as vezes o sistema não trás o que queremos, ou falta informação, ou ainda, a empresa não tem um sistema???

No link abaixo segue um modelo em Excel 2007 para baixar: 

Atenção: para o correto funcionamento da planilha suas Macros devem estar ativadas.




Hoje senti a necessidade de criar um planilha para cobrar os Gestores a redução de custo, pois toda hora vem um com um relatório diferente e ninguém entende nada.
Como assim???

Bom os diretores as vezes não tem o conhecimento técnico da coisa, e as vezes relatórios muito sofisticados embolam a cabeça dos homens, eles ficam malucos e acham que tá tudo certo.

Então vamos lá, simples assim: a ideia dessa ferramenta é DAR NOME AOS BOIS.

1º - Quais as contas que geram mais impacto no resultado?
2º - Qual a meta aceitável para essa conta em valores no decorrer do ano?
3º - Quais ou Quem vão ser os responsáveis por cada conta dessa?
4º - Cada resultado deverá ser justificado.
5º -  Seja firme nas metas, cobre, exija sempre novas metas.

DESMISTIFICANDO A PLANILHA


Na aba principal, observe que exite 4 quatro Filtros nas principais contas que exigem ser organizadas. Assim fica mais fácil controlar o resultado de cada gestor. Faça o teste e filtre apenas um gestor, e veja que o seu resultado aparece no:

Observe também, que para alimentar a planilha você deve seguir um padrão pré-estabelecido, onde você pode mandar a planilha para algum setor e ela só alimentar o que você quer.
Na células ( N4 – O4 – P4 – Q4 ) é onde você vai cadastrar o que você quer que casa aba apareça na planilha, evitando bagunças e informações trocadas.



Essa é a parte mais importante da planilha. 

É nessa parte que você vai estipular as metas e controlar os resultados. Observe que no primeiro exemplo o Orçado foi de 296 e realizado de 315, a diferença de 18 a própria planilha já calcula com um formula bem simples de divisão. Alinhado a isso eu utilizei a uma ferramenta muito boa para dar mais visão aos seus relatórios. Existem varias formas de formatação condicional, desde mudar as cores até gráficos interativos, dentre outros. Vale apena utilizar.


Pessoal a planilha vem toda destravada, pode mudar tudo, caso tenha gostado, click no: e  Compartilhe.

Logo logo tem mais. Obrigado.