VOCÊ SABE FORMAR UM LÍDER?



Quanto mais estudo, leio, converso, assisto, escuto, faço palestras, assisto palestras, busco informações,  mais me convenço: A maioria dos líderes não sabe  formar os futuros líderes.
Esta é sem dúvida uma função primordial na vida dos líderes que, em parte, estão deixando lado.
Sempre dissemos que o verdadeiro líder inspira as pessoas. Faz com que elas acreditem numa causa. É  um ser admirado por sua competência e capacidade de mover pessoas em busca de um objetivo comum. Ele deve ter humildade e sabedoria. Tudo isto é verdade, é fundamental e vai continuar sendo.
A questão que quero colocar é que nos dias de hoje, este líder tem que ir além. Ele tem que saber formar novos líderes.
Precisamos de novos líderes urgentemente. Numa recente pesquisa que tive acesso, na qual participaram mais de 1500 presidentes de grandes e médias empresas, foi perguntado entre outras questões, o seguinte: “Sua empresa dispõe de líderes e gestores para a estratégia de crescimento?”
Pasmem. 71% dos entrevistados disseram que não.
Em outra pesquisa, também recente (2012) foi perguntado a diretores e gerentes de RH o seguinte: “ As empresas brasileiras possuem líderes capacitados para os desafios atuais e futuros?
Tinham achado 71% muito? Pois aqui 87% disseram que não.
87%. Isto mesmo. A maciça maioria dos dirigentes de RH afirmaram que não possuem líderes capazes para atender nem os desafios atuais, quanto mais os futuros.
E de quem é a culpa? Isto não foi perguntado, até porque muito provavelmente os entrevistados iriam responder que era do sistema de ensino, das pessoas, disto, daquilo, daquilo outro e quase nada culpa deles mesmos. De nós mesmos.
Sim. Se somos líderes,  somos os culpados pela falta de formação de novos líderes.
Temos que colocar em nossas agendas de compromissos prioritários a formação dos líderes do futuro.
As pessoas precisam de exemplos positivos. Precisam ser estimuladas não apenas a seguir o seu líder, mas a questioná-lo, extraindo dele lições importantes para que elas também se tornem lideres.
Não podemos mais apenas seguir o caminho a que nos direcionam. Precisamos interferir, opinar, sugerir, discordar quando preciso for, interagir, enfim, criar um próprio caminho para nós mesmos e para nossas empresas.
Já passou o tempo em que acreditávamos que o nosso líder era o sabedor único de tudo. Nunca foi e nunca será. O líder é e continuará sempre a ser fundamental. Só que agora, além de liderar, ele precisa aprender a ensinar. Aprender a desenvolver toda sua equipe. Aprender a formar os seus sucessores. Não estou pedindo que os lideres se aposentem. Muito ao contrário. Estou solicitando que eles se apresentem mais e mais como um verdadeiro líder.  Um líder que não pensa apenas nos resultados de curto prazo, na sua posição, no seu lucro, no seu bônus. Vivemos e viveremos cada dia mais numa era de compartilhamento. Compartilhar o saber é o único caminho que teremos para conseguir manter viva a chama de nossa inspiração.
Se queremos crescer como pessoas, como profissionais, como líderes, temos que formar uma nova geração, muito mais competente que a nossa. Que eles sejam capazes, através dos nossos exemplos positivos, produzir e gerar muito mais melhorias e conhecimento como jamais conseguimos, e que este conhecimento seja compartilhado por mais e mais pessoas de modo que todos possam crescer formando um circulo virtuoso capaz de resolver problemas que nós ainda não conseguimos. E que esta nova geração tenha a clara percepção de que terá uma função fundamental no crescimento das outras que se sucederem.
E aí, você já pensou em formar um líder hoje?