César Sousa, um dos principais experts brasileiros em estratégia empresarial, relata que os modelos de gestão tradicionais precisam ser sepultados e profissionais precisam promover uma nova postura em suas carreiras.
Esqueça
o pensamento dos tradicionais "gurus" do século XIX e seus modelos de
gestão. A sociedade, os profissionais e a forma de se fazer negócios mudaram
drasticamente.
A tese
acima é defendida pelo consultor César Sousa, CEO da Empreenda Consultoria e considerado
um dos 200 Global Leaders of Tomorrow pela World Economic Forum - Suíça. Para o
especialista, que lançou recentemente o livro "A Neo Empresa", o
cenário atual exige urgentemente que se abandone os princípios da Era
Industrial, utilizado por muitas empresas até hoje.
César
declara que entramos em uma nova fase em que novos valores e necessidades são
mais desejadas pelos consumidores e profissionais. O Administradores.com
conversou com o consultor que apontou algumas formas para se ter sucesso nos negócios
e em nossa carreira nesse nova era do management. Confira!
César, o título do seu livro é "NeoEmpresa" e a minha
primeira pergunta é justamente sobre isso. O que as novas empresas possuem de
diferentes das antigas empresas?
Muitas
características da NeoEmpresa são bem diferentes das empresas tradicionais.
A
NeoEmpresa é uma entidade Multicentrada, que gravita em torno de clientes,
pessoas, acionistas, parceiros, investidores, comunidades e demais partes
interessadas. Podemos pontuar alguns pontos dessas novas empresas:
-
Constrói um "Mapa de Geração de Valor" decorrente do Significado
percebido pelas entidades que fazem parte do seu modelo de negócios. Isso
conduz a resultados surpreendentes que vão muito além do "mero" valor
econômico.
- Luta
pelo Progresso dos seus Clientes, em vez de apenas buscar o seu próprio
progresso. Coloca o cliente no centro do seu organograma, ciente de que o seu
sucesso depende do sucesso dos seus clientes, distribuidores e parceiros.
-
Customiza a Gestão das Pessoas, em vez de apenas "Gerenciar Cargos".
Respeita a individualidade de cada um, oferecendo uma razão inspiradora para
suas vidas
-
Valoriza o Intangível e não apenas o Tangível. Diferencia-se dos concorrentes
por não se limitar à gestão eficiente de capital, equipamentos, estoques,
tecnologia e instalações.
Além de
incorporar a Sustentabilidade ao seu Modelo de Negócios, colocar a Tecnologia a
serviço do Ser Humano e estrutura-se de forma horizontal, direta e flexível.
Essas diferenças aconteceram pelas mudanças de visão e
comportamento dos consumidores e das próprias pessoas que fazem as empresas?
Essas
diferenças são decorrentes do mundo em reconfiguração em que vivemos. E pelos
sintomas atuais que percebemos na maioria das empresas, com estratégias bem
arquitetadas que mal conseguem sair do papel e não funcionam quando começam a
ser implementadas. Então, nota-se que essas empresas podem possuir até sete
elementos problemáticos.
-
Clientes insatisfeitos com a baixa qualidade do atendimento na hora da verdade,
quando usam produtos e serviços que deveriam solucionar suas necessidades;
-
Pessoas infelizes por não conseguirem desenvolver seu potencial nas empresas e
pela falta de significado do dia a dia do trabalho nas suas vidas;
-
Parceiros e sócios desconfiados, negociando na base dos medos e receios;
-
Acionistas apreensivos pelos riscos que não conseguem antever nem controlar;
-
Comunidades que não aceitam mais, de forma passiva, o impacto das empresas no
seu cotidiano;
-
Empresas engessadas com modelos de governança que não se adaptam aos jovens
talentos inquietos que fazem parte da chamada "Geração Y";
-
Empresas que insistem nos tradicionais planos de carreira, na surrada ideia da
escada com vários degraus até o topo, enquanto as pessoas têm pressa, preferem
subir mais rápido ou caem fora, movendo-se numa velocidade proporcional ao seu
talento.
Você acredita que os princípios de gestão e da Administração
adotados ao longo de décadas por várias organizações e escolas de negócios
estão ficando engessados para essa nova era corporativa que surge?
Sem
nenhuma duvida. Os princípios de gestão tradicionais não mais respondem às
novas necessidades das empresas nem das pessoas. Estamos formando lideres para
uma realidade que já não existe mais. E estamos dirigindo nossas empresas com
olho no espelho retrovisor. Ainda somos prisioneiros dos princípios da Era
Industrial com ideias criadas no século XIX, publicadas no século XX. E olhe
que já estamos na terceira década do Sec. XXI.
O que não funciona mais, por exemplo?
Uma
serie de ideias mortas que precisamos sepultar. Exemplo; "espremendo
fornecedor é que se aumenta o lucro da empresa"; ou "o segredo é a
alma do negócio", coisas assim. Lembro do tempo que muita gente acreditava
que "lugar de mulher é na cozinha?" são coisas assim que temos de nos
livrar, de ideias obsoletas que ainda povoam a cabeça de executivos nas
empresas.
Mas em relação à postura desses líderes da NeoEmpresa. O que
devemos esperar deles?
Posturas
e atitudes completamente diferentes dos líderes tradicionais. Os NeoLíderes
serão aqueles que constroem causas em vez de apenas oferecer empregos; formam
outros lideres, em vez de seguidores; fazem mais do que o combinado, em vez de
apenas bater metas; inspiram pelos valores, em vez de pela hierarquia ou pelo
carisma; lideram 360 graus, em vez de apenas dentro das paredes da empresa.
E entre os profissionais em geral? Quais são os caminhos para eles se destacarem em suas carreiras?
Desenvolverem
o que chamo de competências intangíveis.
Chega de competências tangíveis, de
tecnicismo, de ferramentas e de instrumentos, isso tudo é obrigação.
Os
profissionais competentes que conheço se destacam pelo intangível:
confiança,
comunicabilidade, capacidade de integração, relacionamento, networking,
reputação, coerência, determinação, perseverança e muita disciplina.
Além,
obvio da inovação. Eles são inovadores, ousados, mas disciplinados.
A Era do
Management nos ajudou a chegar até este ponto. Agora precisamos dar o próximo
passo:
Repensar e enriquecer alguns dos seus princípios, vislumbrando as
características da empresa moderna do século XXI.
Bruno Zagheti
Fonte: Administradores.com