VOCÊ SABE FORMAR UM LÍDER?



Quanto mais estudo, leio, converso, assisto, escuto, faço palestras, assisto palestras, busco informações,  mais me convenço: A maioria dos líderes não sabe  formar os futuros líderes.
Esta é sem dúvida uma função primordial na vida dos líderes que, em parte, estão deixando lado.
Sempre dissemos que o verdadeiro líder inspira as pessoas. Faz com que elas acreditem numa causa. É  um ser admirado por sua competência e capacidade de mover pessoas em busca de um objetivo comum. Ele deve ter humildade e sabedoria. Tudo isto é verdade, é fundamental e vai continuar sendo.
A questão que quero colocar é que nos dias de hoje, este líder tem que ir além. Ele tem que saber formar novos líderes.
Precisamos de novos líderes urgentemente. Numa recente pesquisa que tive acesso, na qual participaram mais de 1500 presidentes de grandes e médias empresas, foi perguntado entre outras questões, o seguinte: “Sua empresa dispõe de líderes e gestores para a estratégia de crescimento?”
Pasmem. 71% dos entrevistados disseram que não.
Em outra pesquisa, também recente (2012) foi perguntado a diretores e gerentes de RH o seguinte: “ As empresas brasileiras possuem líderes capacitados para os desafios atuais e futuros?
Tinham achado 71% muito? Pois aqui 87% disseram que não.
87%. Isto mesmo. A maciça maioria dos dirigentes de RH afirmaram que não possuem líderes capazes para atender nem os desafios atuais, quanto mais os futuros.
E de quem é a culpa? Isto não foi perguntado, até porque muito provavelmente os entrevistados iriam responder que era do sistema de ensino, das pessoas, disto, daquilo, daquilo outro e quase nada culpa deles mesmos. De nós mesmos.
Sim. Se somos líderes,  somos os culpados pela falta de formação de novos líderes.
Temos que colocar em nossas agendas de compromissos prioritários a formação dos líderes do futuro.
As pessoas precisam de exemplos positivos. Precisam ser estimuladas não apenas a seguir o seu líder, mas a questioná-lo, extraindo dele lições importantes para que elas também se tornem lideres.
Não podemos mais apenas seguir o caminho a que nos direcionam. Precisamos interferir, opinar, sugerir, discordar quando preciso for, interagir, enfim, criar um próprio caminho para nós mesmos e para nossas empresas.
Já passou o tempo em que acreditávamos que o nosso líder era o sabedor único de tudo. Nunca foi e nunca será. O líder é e continuará sempre a ser fundamental. Só que agora, além de liderar, ele precisa aprender a ensinar. Aprender a desenvolver toda sua equipe. Aprender a formar os seus sucessores. Não estou pedindo que os lideres se aposentem. Muito ao contrário. Estou solicitando que eles se apresentem mais e mais como um verdadeiro líder.  Um líder que não pensa apenas nos resultados de curto prazo, na sua posição, no seu lucro, no seu bônus. Vivemos e viveremos cada dia mais numa era de compartilhamento. Compartilhar o saber é o único caminho que teremos para conseguir manter viva a chama de nossa inspiração.
Se queremos crescer como pessoas, como profissionais, como líderes, temos que formar uma nova geração, muito mais competente que a nossa. Que eles sejam capazes, através dos nossos exemplos positivos, produzir e gerar muito mais melhorias e conhecimento como jamais conseguimos, e que este conhecimento seja compartilhado por mais e mais pessoas de modo que todos possam crescer formando um circulo virtuoso capaz de resolver problemas que nós ainda não conseguimos. E que esta nova geração tenha a clara percepção de que terá uma função fundamental no crescimento das outras que se sucederem.
E aí, você já pensou em formar um líder hoje?

O que fazer agora para garantir um aumento em 4 meses


Confira quatro dicas para aumentar as chances de ser reconhecido pela empresa nos próximos meses, de acordo com especialistas.

Se você tem a expectativa de receber um aumento salarial ou uma promoção na empresa já no início do ano que vem, precisa agir rápido a partir de agora. O seu foco deve estar direcionado para os resultados que deve apresentar até o fim do ano.


Confira os aspectos que devem ser levados em conta para aumentar as chances de o reconhecimento profissional chegar dentro de alguns meses:

1 Entenda a importância do período
“O momento é crucial porque nesta época do ano as empresas estão focadas nas metas que deve ser atingidas até o fim do ano”, diz Márcia Almstrom, diretora de Recursos Humanos da Manpower Brasil.
Isso significa que o seu desempenho está sendo acompanhado pelas empresas. “Hoje as empresas estão preocupadas com os resultados e estão observando as pessoas que estão comprometidas em alcançá-los”, explica a especialista.
De acordo com ela, além do foco em resultados, dois itens também são levados em conta na avaliação que as empresas fazem dos profissionais: capacidade de planejamento e de tomada de decisão.
2 Faça um checklist das metas
A recomendação de Rodrigo Soares, líder da Hays de Campinas (SP), é fazer uma revisão do que foi pedido desde o início do ano, uma espécie de checklist de metas. “O ideal é perceber o que você já entregou e o que ainda falta entregar e a partir disso começar a fazer as ponderações”, diz o especialista.
“Até dezembro é momento de se comprometer em atingir as metas”, diz Márcia. Independente do tipo de trabalho que você faz, é essencial organizar e listar todos os objetivos que devem ser alcançados até o fim do ano.
Lembre-se de que planejamento é fundamental para que nada fique de lado. Se deixar escapar alguma tarefa importante, corre o risco de comprometer todo o resultado final.
3 Converse com o gestor e decida os rumos
Mostre para o gestor que está comprometido em atingir todos os resultados, diz Soares. “Explique o que já foi concluído até o momento e converse sobre a melhor maneira de conseguir entregar o que ainda falta”, diz.
É preciso ser proativo, lembra Soares. Se não acha que vai alcançar todos os objetivos, pense na melhor forma de resolver a situação. “É melhor chegar à reunião com o gestor já com sugestões de soluções”, diz Soares.
4 Supere as expectativas (e mostre que fez isso)
Não há milagre. “A palavra mágica é trabalho”, diz Soares. O crescimento profissional está vinculado ao alto desempenho. Para ser reconhecido você deve se destacar na empresa. “Nenhum profissional consegue uma promoção ou um aumento salarial se não apresentar alta performance”, diz Márcia.
O ideal, diz Rodrigo Soares, é atingir de 110% a 120% das metas e apresentá-las na reunião de fechamento do ano. “Quando o resultado é superior às expectativas, o diálogo fica muito mais tranquilo”, diz Soares.
Algumas habilidades, no entanto, também são essenciais para garantir o sucesso profissional, na opinião de Márcia. “O profissional só vai conseguir o alto desempenho se for capaz de trabalhar em equipe, atuar de forma colaborativa e ter habilidade de lidar com pessoas”, diz.
Lembre-se que, além de apresentar resultados, o bom relacionamento com os colegas de trabalho será um fator decisivo se a sua meta é assumir um cargo de direção.

SÉRIE EXCEL PARA A TOMADA DE DECISÃO



TEMA: GESTÃO DE CUSTOS NAS ORGANIZAÇÕES

Com o crescimento dos gastos na área de saúde torna-se necessário a adoção de um sistema que forneça informações úteis. É Inquestionável que hoje uma empresa que não controla bem seus custos, possa ir muito longe.  

Existem no mercado Software que trazem tudo em apenas um clique. Porém para que isso aconteça, temos que alimentar e auditar o sistema.

O Excel me parece que nunca vai acabar, pois mesmo com tanta tecnologia, sempre há espaço para ele, seja uma coisa simples, ou uma coisa avançada, pois o sistema não me atende.

As vezes o sistema é tão bom, mais tão bom, que não atende. rsrsr

Mais como controlar se as vezes o sistema não trás o que queremos, ou falta informação, ou ainda, a empresa não tem um sistema???

No link abaixo segue um modelo em Excel 2007 para baixar: 

Atenção: para o correto funcionamento da planilha suas Macros devem estar ativadas.




Hoje senti a necessidade de criar um planilha para cobrar os Gestores a redução de custo, pois toda hora vem um com um relatório diferente e ninguém entende nada.
Como assim???

Bom os diretores as vezes não tem o conhecimento técnico da coisa, e as vezes relatórios muito sofisticados embolam a cabeça dos homens, eles ficam malucos e acham que tá tudo certo.

Então vamos lá, simples assim: a ideia dessa ferramenta é DAR NOME AOS BOIS.

1º - Quais as contas que geram mais impacto no resultado?
2º - Qual a meta aceitável para essa conta em valores no decorrer do ano?
3º - Quais ou Quem vão ser os responsáveis por cada conta dessa?
4º - Cada resultado deverá ser justificado.
5º -  Seja firme nas metas, cobre, exija sempre novas metas.

DESMISTIFICANDO A PLANILHA


Na aba principal, observe que exite 4 quatro Filtros nas principais contas que exigem ser organizadas. Assim fica mais fácil controlar o resultado de cada gestor. Faça o teste e filtre apenas um gestor, e veja que o seu resultado aparece no:

Observe também, que para alimentar a planilha você deve seguir um padrão pré-estabelecido, onde você pode mandar a planilha para algum setor e ela só alimentar o que você quer.
Na células ( N4 – O4 – P4 – Q4 ) é onde você vai cadastrar o que você quer que casa aba apareça na planilha, evitando bagunças e informações trocadas.



Essa é a parte mais importante da planilha. 

É nessa parte que você vai estipular as metas e controlar os resultados. Observe que no primeiro exemplo o Orçado foi de 296 e realizado de 315, a diferença de 18 a própria planilha já calcula com um formula bem simples de divisão. Alinhado a isso eu utilizei a uma ferramenta muito boa para dar mais visão aos seus relatórios. Existem varias formas de formatação condicional, desde mudar as cores até gráficos interativos, dentre outros. Vale apena utilizar.


Pessoal a planilha vem toda destravada, pode mudar tudo, caso tenha gostado, click no: e  Compartilhe.

Logo logo tem mais. Obrigado.